Nesta segunda-feira (20), no encerramento de mais um curso voltado a motofretistas, oferecido gratuitamente pelo Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos, Motonetas, Motocilcetas, e Similares de Curitiba e Região Metropolitana (Sintramotos), Cacá Pereira (PSDC), presidente do Sindicato, falou aos profissionais que concluíram o curso. Cacá, que também é vereador, falou sobre os avanços conquistados desde o início de sua gestão na condução do Sintramotos. Segundo ele, a realização do curso é uma exigência da Lei 12.009/09 aos profissionais que transportam pequenas cargas em motocicleta para que exerça a função devidamente regulamentado.
Além disso, com a intensificação da fiscalização, a procura pelo processo de regulamentação para o motofrete vem crescendo consideravelmente e, junto com ele, a busca pela realização do curso de capacitação. O Sindicato disponibilizou mil vagas para o curso específico, gratuitamente, e ainda restam algumas vagas para a formação de novas turmas. “Também já fizemos a renovação do contrato com a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, para a qual destinamos emenda parlamentar, para que novos cursos possam ser ministrados gratuitamente. Assim, estamos garantindo que mais e mais profissionais possam ser qualificados e capacitados”, comemorou o sindicalista.
Cacá contou aos motociclistas que concluíram o curso, as conquistas salarias que o Sindicato conquistou para a categoria, por meio de negociações. “A nossa gestão, quando analisamos as situações, vemos que está melhor entre as administrações passadas. No entanto, cremos que ainda temos muito para avançar. Precisamos buscar cada vez mais melhorias”, disse, ao pedir a participação dos profissionais na vida sindical, com sugestões e críticas.
“Fomos ousados. Trouxemos a sede do Sintramotos do bairro para a região central de Curitiba. Também conseguimos construir melhores salários para os motofretistas. As conquistas se devem em razão de a nossa diretoria ser formada 100% por motociclistas, que entendem o dia a dia da categoria”, adiantou, acrescentando que a atual diretoria não tem compromisso com ninguém além dos seus representados, ou com “coisas erradas” e incentivou a troca de ideias para crescimento do setor. “Nos procurem para dar ideias, sugestões ou críticas. Se unam ao Sindicato para o fortalecimento da categoria”, pediu.
O curso de capacitação é ministrado pelo Instituto São Cristovão (ISC), em parceria com o Sintramotos, com duração de 30 horas/aula, e o conteúdo programático é dinâmico e atual. Cacá alertou ainda que também e igualmente importante o curso de reciclagem, com duração de 10 horas/aula, uma vez que a expectativa é de que existam dois mil profissionais à procura de reciclagem, já que o curso inicial ministrado pelo SEST/SENAT, em abril de 2009, já está vencido e com exigência de renovação de prazo. Outro aspecto dificulta a reciclagem é o fato de que, em 2009, o processo de controle de presença nas aulas ser diferente da atual biometria, onde o sistema é interligado com o Detran.
Acompanhe também pelas Redes Sociais: