Cacá Pereira faz palestra de encerramento no curso para motociclistas
O vereador Cacá Pereira (PSDC) fez, na noite desta segunda-feira (18), palestra de encerramento do Curso para Motofretistas, falando sobre os avanços conquistados desde o inicio de sua gestão na condução do Sintramotos - Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos, Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba e Região Metropolitana. A realização do curso se deve em razão de a Lei 12.009/09 exigir que o profissional que transporta pequenas cargas em motocicleta exerça a função devidamente regulamentado e, para isso, deve passar por um curso de capacitação. Com a intensificação da fiscalização, a procura pelo processo de regulamentação para o motofrete vem crescendo consideravelmente. Para ajudar os motofretistas, o Sindicato disponibilizou mil vagas para o curso específico, gratuitamente, e ainda restam algumas vagas para a formação de novas turmas.
O presidente contou que a categoria conseguiu, por meio de negociações, 56,5% de reajuste nos vencimentos para trabalhadores do ramo de terceirizadas/motofrete, e para o setor de delivery o percentual passou de 100% em quatro anos, enquanto que a gestão anterior não atingiu 25% de aumento salarial da categoria. “A nossa gestão, quando analisamos as situações, vemos que está melhor entre as administrações passadas, mas cremos que ainda não está bom. Precisamos avançar ainda mais e buscar cafa vez mais melhorias”, disse, ao pedir a participação dos profissionais na vida sindical e contribuam com sugestões e críticas.
“Fomos ousados. Trouxemos a sede do Sintramotos do bairro para a região central de Curitiba. Também conseguimos construir melhores salários para os motofretistas. As conquistas se devem em reazão de a nossa diretoria ser 100% composta por motociclistas que entendem o dia a dia da categoria”, adiantou, acrescentando que a atual diretoria não tem compromisso com ninguém além dos seus representados, ou com “coisas erradas” e incentivou a troca de ideias para crescimento do setor. “Nos procurem para dar ideias, sugestões ou críticas. Se unam ao Sindicato para o fortalecimento da categoria”, pediu.
Cacá Pereira também falou sobre as lutas que vem enfrentando em nome dos motofretistas, como a ampliação de vagas de estacionamento, as vistorias obrigatórias (duas vezes ao ano), e as negociações coletivas de trabalho. “Para o futuro, o meu desejo é que a categoria faça cursos periódicos como estes gratuitamente. O Sindicato se fortalece com a sua categoria, por isso, reforço a necessidade de que os profissionais se aproximem do Sintramotos”, observou.
O curso de capacitação é ministrado pelo Instituto São Cristovão (ISC), em parceria com o Sintramotos, com duração de 30 horas/aula, e o conteúdo programático é dinâmico e atual. Cacá alertou ainda que também e igualmente importante o curso de reciclagem, com duração de 10 horas/aula, uma vez que a expectativa é de que existam dois mil profissionais à procura de reciclagem, já que o curso inicial ministrado pelo SEST/SENAT, em abril de 2009, já está vencido e com exigência de renovação de prazo. Outro aspecto dificulta a reciclagem é o fato de que, em 2009, o processo de controle de presença nas aulas ser diferente da atual biometria, onde o sistema é interligado com o Detran.