Nesta segunda-feira (10), encerrou mais um curso de capacitação para motofretistas oferecido pelo Sintramotos – Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos, Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba e Região Metropolitana. A oferta do curso, que é uma exigência da Lei 12.009/09, é feita graças à parceria do Sindicato, por meio do seu presidente, vereador Cacá Pereira, com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), que recebeu emenda parlamentar e, assim, garantiu a abertura de quase 2.000 novas vagas, gratuitas, aos profissionais do motofrete.

A Lei exige que todo o profissional que transporta pequenas cargas em motocicletas faça curso de capacitação. Segundo Cacá Pereira, a intensificação da fiscalização, consequentemente, fez crescer consideravelmente a procura pelo processo de regulamentação para o motofrete. “O Sindicato se preocupa com os custos que os motociclistas arcam periodicamente para se manter na profissão. E, por isso, pensamos num caminho para amenizar a questão financeira aos profissionais, que são as parcerias. A Secretaria do Trabalho está nos auxiliando com os cursos e, no ano passado foram mil vagas para o curso específico, gratuitamente, e este novo contrato nos garante mais 850”, disse.

O curso de capacitação, que iniciou no sábado, dia 08, está sendo ministrado pelo Instituto São Cristóvão (ISC), em parceria com o Sintramotos, com duração de 30 horas/aula, e com conteúdo programático dinâmico e atual. Cacá alertou ainda que também é igualmente importante o curso de reciclagem, com duração de 10 horas/aula. Mais informações podem ser obtidas no Sintramotos, à Rua Desembargador Westphalen, nº 1032, no Rebouças, ou pelo telefone (41) 3023-8604.