Além dos trabalhadores da área da saúde, que estão na linha de frente no combate à pandemia do Covid-19, outros profissionais também se arriscam nesta época. Desde o dia 16 de abril, os caminhoneiros, motoristas profissionais, entraram para o grupo prioritário de imunização do Ministério da Saúde. Nesse sentido, o presidente do Sindicato dos Motofretistas e Motoristas Profissionais de Curitiba e Região Metropolitana (Sintramotos), vereador Cacá Pereira quer incluir os motofretistas neste cenário, para que tenham igual atenção. Para isso, fez um abaixo assinado para despertar sobre a necessidade de incluir estes profissionais como grupo prioritário.

“A nosso ver a atenção aos caminhoneiros é pertinente. Mas entendemos que os motofretistas correm os mesmos riscos, já que em época de pandemia têm contato com inúmeras pessoas, e não podem saber se estão ou não doentes”, explicou Cacá Pereira, ao acrescentar informando que o abaixo assinado será encaminhado ao Ministério da Saúde, como forma de sensibilizar a administração pública para que os motofretistas sejam considerados como grupo de risco.

Segundo o dirigente da entidade sindical, essa categoria profissional, durante a pandemia, precisa continuar com sua rotina de trabalho nas ruas. “Este é um período que precisamos de calma e perseverar. Mas, para isso é preciso tranquilidade para enfrentar o problema e incluídos em grupo de risco, como deve ser, os motofretistas têm maiores chances de sobrevida, uma vez que podem tomar as vacinas e receber outros cuidados”, afirmou Cacá.

Ele disse ainda que incluídos como grupo prioritário os profissionais motociclistas podem ter medidas de prevenção mais eficazes para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus. “Temos que ter muita calma neste período, que exige cuidados e determinação nas ações. E os motofretistas precisam de uma melhor atenção para atravessar esta época sem traumas”, completou Cacá Pereira. 

 

"abaixo assinado que pede a inclusão de motofretistas no grupo de risco" 

https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/49811